quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PRO DIA NASCER FELIZ

"Eu poderia ser uma adolescente normal se não tivesse uma família formada por 11 pessoas.
Eu deveria ter sido uma criança normal se não fosse as responsabilidades que eu cumpria.
Eu deveria gostar do que faço se não fosse obrigada a fazer.
Eu deveria frequentar ambientes de lazer se não tivesse que trabalhar.
Eu deveria reclamar quando dizem algo que não gosto, se não tivesse inspiração
para descrever cada situação.
Eu poderia reivindicar quando sou julgada injustamente, mas calo-me e a humildade
prevalece.
Eu deveria ter uma péssima impressão da vida se não fosse a paixão que tenho pela
arte de viver."

Valéria, 16 anos - Manari, Sertão de Pernanbuco.

- Um filme sobre meninos e meninas que vivem a pressa de saber que são -

Definido pelo próprio diretor João Jardim como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro dia nascer feliz flagra o dia-dia e adentra a subjetividade de alunos e alunas e alguns professores nas seguintes cidades: Manari, Pernambuco uma das cidades mais pobres do Brasil, a violenta Duque de Caxias no Rio de Janeiro e no Estado de São Paulo, temos o rico bairro Alto de Pinheiros na capital e a precária Itaquaquecetuba a 50 km do centro da cidade.
Um filme que mostra o adolescente no seu mundo, seus sonhos, que muitas vezes se confundem com jovens de diferentes realidades. Um retrato do Brasil de diferenças e injustiças sociais visto de maneira poética e emocionante.
estamos meu bem por um triz...

Um comentário:

Lais Santos disse...

Oie Erick...tbm assisti este documentário este ano, não sei quanto a vc, mas acredito q ele seja um recorte da realidade, porém com uma pincelada de sensacionalismo por parte dos diretores, mas nós sabemos qual a situação da educação no Brasil, pq presenciamos ela a todo momento,sai da aula após ver este filme por incrivél q pareça com mais força para lutar, não pensando em uma transformação - " revolucionária", mas uma transformação do cotidiano e principalmente do que eu como professora poderei esperar até mesmo das minhas espectativas, acredito antes de tudo na transformação individual...bem é isso, um filme chocante e que abre um leque de oportunidades para um debate ou uma reflexão sobre o ato de educar...
Bjs inté