sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Os relógios derretidos!!!

Continuando a série de obras incríveis que vi por aí, persiste em minha memória a história de quando vi essa obra. Estava trabalhando em uma exposição do Dalí no Pompidou em Paris e minha professora designou que eu coordenasse os montadores na montagem de uma vitrine. Entrei na sala e disse qual seria disposição das obras e enquanto eu colocava alarme nas peças, olhei rapidamente para traz, vejo apequena obra e sigo com meu trabalho, cinco segundos depois percebi o que vi e grito:
- Os relógios derretidos!!! rs Os montadores olham para mim com cara de espanto e um deles tenta repetir o que eu dizia, com seu sotaque francês rsrs Virou a piada na exposição e eles sempre pediam para eu repetir a frase rs.
A obra "A persistência da memória, 1931" que hoje faz parte da coleção do MOMA, é um dos ícones do Surrealismo, grupo do qual Salvador Dalí, fez parte mas logo foi expulso. Influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud, os artistas buscavam explorar a psique na arte, unindo sonho e o inconsciente. Nesta obra, os relógio, instrumentos mecânicos e rígidos, traduzem a passagem do tempo, Dalí dá formas orgânicas e fluidas, remetendo ao universo do prazer e elevando a fugacidade da memória.

Nenhum comentário: