terça-feira, 13 de maio de 2008

TOMIE OHTAKE



Aos 94 Anos Tomie Ohtake, a dama das Artes Plásticas do Brasil, não deixa de trabalhar um só dia, esta sempre em seu atelie, na Capital Paulista onde mora, cidade que diz amar.
Nascida em Kyoto no Japão, chega em 1936 no Brasil aos 23 anos pra visitar seu irmão, com a guerra entre China e Japão,Tomie resolve permanecer no país por mais tempo. Sempre desenhando.
Casa-se e tem seus filhos Ruy e Ricardo Ohtake, depois de criar os filhos com 40 anos resolve seguir a carreira de artista de maneira sólida, aprofundando-se na pintura abstrata.
Abusando de formas suas esculturas ajudam a mudar o ambiente caótico das grandes metrópoles, conhecida mundialmente; seus trabalhos tem grandes dimensões e linhas que ajudam a suavizar o peso plástico da escultura, um exemplo é a obra exposta em seu Instituto em São Paulo que ilustra o texto o trabalho que tem linhas brancas, não invadem o espaço de maneira agressiva e dialogam com a arquitetura do prédio, sendo ainda leve a escultura fica a deriva a espera de um sopro de vento como um pena ou uma larga fita de tecido branco.
Além das formas em outras escultuas espalhadas pela cidade e no trabalho que a artista prepara para o Porto de Santos, em comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa a artista abusa de cores quentes como o vermelho, que sobe aos céus se contorsendo, dando a impressão de ser movida pelo vento.
Tomie Ohtake, diz não saber porque de tanto amor por São Paulo, eu diria que São Paulo é o melhor palco para os grandes espetáculos preparados pela artista. Por isso esta tão grande gratidão de todos nós!

Nenhum comentário: